CRB-Goiania realiza encontro de Formação Interes Online

imagem de arquivo de internet

Movidos pela alegria do encontro, iniciamos no sábado dia 17 de outubro a formação dos INTERES, com o tema “Fidelidade a uma vida de oração e participação na Vida Sacramental da Igreja” assessorado por Ir. Katiuska Serafin.

Fomos convidados a encontrar o Senhor no cotidiano, nas coisas mais simples e significativas de nossas vidas. Questionando, como é nossa fidelidade a Deus e a que Deus nos propomos a ser fieis. Elementos para iniciarmos nossa reflexão, visando também a participação na vida Sacramental da Igreja; participação que deve ser cada vez mais consciente e ativa no atual momento em que estamos vivenciando com a pandemia do COVID 19 e as diversas experiências culturais em nossas celebrações litúrgicas e encontros com o próximo.

Devemos nos perguntar sempre: Qual é o conteúdo e as experiências que compõe nossa vida de oração e vivencia sacramental? Tomar consciência, organizar os pensamentos para a oração pessoal é fundamental para os momentos de encontro com Deus, não permitindo que esses momentos fujam de nós. É preciso rezar nossas dores e alegrias, juntamente com o mundo para experimentarmos de fato a memória da Páscoa do Senhor e nos conectar com a vida.

A palavra, a liturgia e a justiça social, devem estar sempre presente em nossas celebrações, para enxergarmos e ouvirmos os apelos de nossa realidade. Nossa vida deve ser uma constante liturgia com o olhar e prática em Deus e no próximo. Nossos frutos sejam frutos de justiça! O desafio atual na vida de oração e na vida sacramental é fazer memória do que Deus já fez, tem feito e fará por cada um de nós. Nossa sociedade tem buscado a inovação, o aqui e agora. Corremos o risco de viver um constante presente.

Além da colocação da Assessora, partilhamos nossas experiências reafirmando nosso desejo do encontro com o Senhor na oração e na vida Sacramental da Igreja. Tivemos a oportunidade de destacar os elementos que vamos levar para nosso cotidiano. Encerramos nosso primeiro dia de formação com a partilha da síntese do dia.

Iniciamos nosso segundo dia de formação com um momento orante. Logo após Ir. Katiuska nos trouxe um trecho do Evangelho dos discípulos de Emaus, para inspirar nossas reflexões com os seguintes questionamentos: O que temos a Agradecer? Por que agradecer? A quem agradecer? A gratidão faz parte de nossa fidelidade e participação na medida em que Deus se manifesta a nós através de uma relação de cuidado, e alegria profunda por parte de nós.

A ação de Deus em nossas vidas nos permite experiências profundas de salvação, a partir do nosso reconhecimento, assim como Jesus reconhece e louva ao Pai em diversas circunstancias. Para nós a Eucaristia é o maior momento de ação de graças, ao reconhecermos o Senhor no partir do pão. O modo em que o ser humano se coloca diante de Deus e do mundo, estão profundamente interligados; o mundo é uma grande expressão do amor de Deus pela humanidade e a dimensão do Sagrado em nossas relações.

Outro momento marcante foi texto da passagem dos Discípulos de Emaús. Jesus se aproxima e se coloca ao lado deles. Caminha com eles. Respeita o ritmo deles. Não invade sua privacidade, apesar de eles mostrarem sinais de fraqueza, limitações e fragilidade. Permite que eles sejam sinceros na sua expressão (és o único que não sabe disso…); deixa-os que esvaziem seu coração… só depois toma a palavra. O encontro dos dois com o Ressuscitado os fez tomar consciência de onde estavam naquele momento e que precisavam voltar ao encanto e à paixão da experiência do discipulado.

A vida é celebrada em diversas “mesas”, através do reconhecimento da força salvadora de Deus. Iniciamos nossos trabalhos da tarde de domingo partilhando nos grupos de vivencia o que iremos levar em nossa “bagagem” mediante as reflexões desses dois dias de formação Ao final da tarde fomos convidados a voltar para nós em um processo que se torna cada vez mais comunhão com a comunidade, sociedade e o planeta, ampliando nossas reflexões para nossa vivencia sacramental e fidelidade na oração. Com quem conseguimos se identificar e em quem encontramos o rosto do Senhor. Encerramos nosso momento de formação interpelados pela busca constante do nosso encontro com o Ressuscitado e com a comunidade através da oração e vivencia sacramental na Igreja, expressando em palavras nossa gratidão. Agradecemos imensamente a contribuição de Ir. Katiuska pela disponibilidade em nós acompanhar nesses dois dias formativos.

Por: Irmã Amanda Simone

 

Posts relacionados

Reunião Ampliada no dia 10 de agosto de 2021 Virtual

  A Equipe Ampliada da Coordenação da CRB Regional Goiania, composta de coordenadores de 10 Núcleos e 9 Grupos,  reuniu na noite de dia 10 de agosto.   Foram presentes virtualmente, coordenadores de oito Núcleos e seis grupos, junto com membros da Coodenção Regional.  Estão todos caminhando juntos, preparando para a XLVI Assembleia Eletiva que acontecerá

Leia mais »

Encontro virtual Núcleo de Jataí

Núcleo de Jataí   Virtualmente na festa de Maria Auxiliadora, o núcleo de Jataí se encontrou para 1ª reunião do ano…Participaram 13  Irmãs  para roda de conversa com o tema “ Maria Companheira do Povo” que teve como animador  Danilo( Marista)                  

Leia mais »