Grupo CONVIVIO reune virtualmente 11 de agosto, 2020 das 14:00 – 15:30

 

 

 

 

Na terça-feira, dia 11 de agosto, festa de Santa Clara,  o Grupo Convívio da CRB Regional Goiânia se reuniu usando pela primeira vez os meios virtuais.   Houve 17 pessoas e grupos ligadas nas telas ,com 30 Irmãs participando, sem sair das suas casas.  Nossa assessora, Irmã Teresinha Del’Aqua apresentou o tema:   Espiritualidade na 3ª Idade.

Depois de uma demora para todos entrar no programa, algumas irmãs mais jovens ajudando com a parte tecnológica,  o grupo escutou atentamente a apresentação de Ir. Teresinha, psicóloga e diretora espiritual, e assessora de grupos da CRB de longa data.

Aprendemos em cada etapa de vida, e na idade adulta em prcesso de amadurecimento, entramos depois de 70 anos na 7ª etapa da vida, segundo Eric Erikson.   Não é o fim, mas é processo contínuo, um caminho  que chega numa idade que tem limitações, mas muitas possibilidades e oportunidades.  Recebemos de pessoas mais idosas um testemunho que diz “Valer a pena viver” –   Um testemunho de perseverança, de saída da acomodação para sempre colaborar com outros, emprestar “os olhos” para quem precisa etc.  Precisamos cultivar pequenas ações e gestos com que continuamos ajudando e cuidadando uns dos  outros:  pela presença e olhar, pela oração, saboreando a leitura orante e a Eucaristia;  no silêncio, resignificando a nossa finiturde e vivendo com mais  coragem e confiante.

Teresinha,  lembrou que a palavra Espiritualidade vem de    ‘Espiritual’  (vigor, alimento, fôlego)  e “idade” (de cada idade, o que anima a pessoa daquela idade).    Espiritualidade é a energia, o pique, o ânimo que dá sentido para nossa vida.

O segredo da eterna Juventude é dedicar sua vida á uma causa.  – Dom Helder Camara

.. a graça maior é persistir na caminhada, mas a graça das graças é não desistir nunca!

                                                                                                               Cora Coralina

Não podemos acresentar dias a nossa vida, mas podemos acrescentar vida aos nossos dias.

No fim, algumas irmãs fez comentários e agradecimentos.  Ir. Noemi, coordenadora de Convívio, convidou todas para a próxima reunião dia 13 de outubro com o tema:  Como sentir a alegria de nossa Consagração.    No fim as Irmãs Franciscanas de Açao Pastoral do convento Santa Clara ofereceram café e pão de queijo para todas (difícil aceitar esta gentileza!) e terminamos com sorrisos e uma oração final lembrando todos as pessoas sofrendo com a Pandemia.

Posts relacionados

Reunião Ampliada no dia 10 de agosto de 2021 Virtual

  A Equipe Ampliada da Coordenação da CRB Regional Goiania, composta de coordenadores de 10 Núcleos e 9 Grupos,  reuniu na noite de dia 10 de agosto.   Foram presentes virtualmente, coordenadores de oito Núcleos e seis grupos, junto com membros da Coodenção Regional.  Estão todos caminhando juntos, preparando para a XLVI Assembleia Eletiva que acontecerá

Leia mais »

Encontro virtual Núcleo de Jataí

Núcleo de Jataí   Virtualmente na festa de Maria Auxiliadora, o núcleo de Jataí se encontrou para 1ª reunião do ano…Participaram 13  Irmãs  para roda de conversa com o tema “ Maria Companheira do Povo” que teve como animador  Danilo( Marista)                  

Leia mais »